Apesar de o governo cancelar o financiamento a mais de 700 escolas, ainda pode existir uma alternativa para escolas que procuram evoluir. Em Marlborough, Witshire, os diretores da St John’s School foram informados que não eram elegíveis para receber financiamento do governo por mais dez anos, mas apesar da má notícia, a escola não desistiu e decidiu encontrar financiamento em outro lugar.
A escola St Jonhn’s pediu ao Re-Format para juntar-se à equipe de projeto e produzir uma série de opções de planos de ação que investigaram alternativas para se levantar o capital necessário. A descoberta veio quando uma pequena área da escola foi vendida para a construção de quatro casas, dando a escola capital para avançar com propostas concretas.
Embora enfrentassem oposição dos políticos locais, a equipe ganhou a permissão do planejamento para a nova escola e mais dois desenvolvimento residenciais. A venda desses terrenos liberou a maior parte dos fundos para a construção da nova escola. A escola também implementou um programa de angariação de fundos para conseguir as finanças necessárias.
A construção foi finalizada em 2010 e hoje abriga mais de 1550 estudantes. E, apesar de seu tamanho substancial e sua implantação no topo de uma colina, o projeto cuidadoso da forma geral e a integração de uma cobertura curva e ecologicamente responsável assentando o edifício gentilmente na paisagem.
Dentro dessa forma geral da construção, grandes esferas cortadas horizontalmente criam uma sequência de generosos pátios internos iluminados pelo sol. Passarelas externas interligam esses pátios. O “embrião” da construção, que se eleva até a cobertura principal para formar um centro social icônico para os alunos, recebendo assim a biblioteca.
Para concluir, ao agir sozinha, a diretoria da escola está convencida de que tem um projeto radicalmente inovador e que economizou milhões de dólares ao ignorar parte da burocracia das comprar governamentais.
Informação Complementar:
- Engenheiro estrutural: Mark Lovell Design Engineers
- Engenheiro mecânico e elétrico: Max Fordham LLP